terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Recebendo os amigos sem estresse!



Caros amigos,

Nestes últimos dias do ano, o mais importante na hora de receber os amigos é receber com muito carinho e sem estresse, para isso, algumas dicas, simples e importantes.

1. Em primeiro lugar tenha uma lista de convidados e mesmo se não conhecer o gosto individual dos mesmos, prepare alguns itens que sirvam aos vegetarianos também!


2. Para facilitar seu trabalho e satisfazer qualquer paladar, aposte em saladas, tortas, quiches, mousses. No prato quente facilite sua vida com pratos que podem ser feitos com antecedência e esquentados na hora de servir, escolha algo único como massa recheada, lasanha, bacalhoada, assados com legumes. 


3. Se não tiver talheres iguais para todos, envolva o garfo e a faca com o guardanapo e amarre-os com uma fitinha. Coloque-os em uma cesta. Os guardanapos podem ser mais um item para colaborar com sua decoração. Caso os pratos também sejam diferentes, faça uma pilha com cada tipo de prato e coloque-os um ao lado do outro. Os copos também, se diferentes, agrupe-os com harmonia, da mesma forma que fez com os pratos.

4. Garrafas de vinho ou Whisky (vazias, é claro), podem servir como vasos e, velas sempre dão mais charme ao ambiente.

Simples, assim!

Boas Festas!

Chef Gustavo Corrêa

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pastel de Espinafre - Fataiyer Besbénikh - Culinária Árabe

Meus caros,

Gosto de pensar a Gastronomia como uma área na qual usamos os cinco sentidos para explorar os alimentos. Em um mundo onde a correria se tornou normal, muitas pessoas costumam comer ser se dar conta do aroma, das cores, dos sabores e da textura do que se consome.

Aliado ao período do ano em que estamos, quando os sentidos e as recordações estão aflorados, escolhi propositalmente uma receita da culinária árabe para despertar em vocês o prazer de aguçar os cinco sentidos.

Fataiyer (pronuncia-se "fatér") são como tortas triangulares ou pastéis. O Fataiyer de Espinafre dependendo do país tem nomes diferentes, como, "Fataiyer Besbénikh","Fatayer Bil-Sabanegh".



Esta foi a receita da sessão "Mesa Posta" da Revista Showroom da Assobrav do mês de novembro. Façam o Fataiyer, é bem simples e me escrevam comentando sobre usar os cinco sentidos para apreciar a arte da Gastronomia, meu email: gustavocyr@hotmail.com

Você poderá encontrar a receita no ícone da revista logo abaixo, na página 42:


Uma dica importante na confecção dos pastéis: belisque a ponta da piramide com a farinha para selá-los melhor.


Agora, chegando dezembro... como já citei acima, as recordações afloram, irei postar mais alguma coisa até lá, mas desde já, desejo a vocês muita paz, amor, alegria, saúde e principalmente sucesso na VIDA!

Abraços,

Chef Gustavo Corrêa

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sopas Frias

Pouco usual entre os brasileiros que tem o costume de saborear as sopas quentes nos dias frios, as sopas frias é uma excelente alternativa para os dias de calor porque são alimentos leves e deliciosos, além de sofisticados.



A Revista Showroom da ASSOBRAV (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagem) acabou de ser publicada e, neste mês, para coluna "Mesa Posta" escrevi sobre as sopas frias, com receitas e dicas.

Como todos sabem, basta clicar no ícone da revista abaixo e conferir a matéria na página 42:




E qualquer dúvida, me contatem, certo?


Abraços,


Chef Gustavo Corrêa
gustavocyr@hotmail.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Torta de Chocolate e Café

Meus caros,


Com a chegada do calor, quero sugerir a vocês uma torta que pode ser servida como sobremesa ou nos lanches da tarde. De fácil execução, foi a receita da coluna "Mesa Posta" - Revista Showroom da Assobrav de setembro. Vocês podem conferir a matéria ao clicar no ícone da Revista, página 42.



Abraços,


Chef Gustavo Corrêa

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Carnes exóticas - carnes de caça

Meus caros,

As carnes exóticas variam de um país para o outro, diz-se exótico o animal que não é natural do país onde vive. No Brasil, são consideradas não convencionais as carnes de rã, pato, marreco, perdiz, cateto, capivara, javali, avestruz, jacaré, coelho, queixada, paca, codorna, ema, cordeiro, faisão, lagarto entre outras.

Dentro do que chamamos carnes exóticas encontram-se as carnes de caça e englobam carnes de animais como avestruz, javali, capivara, coelho e jacaré.

O que chama atenção nestas carnes é que além de cor, sabor e aroma marcantes, elas têm menos gordura que as carnes vermelhas, sendo assim mais saudável.

Neste mês na coluna “Mesa Posta” da revista Showroom da ASSOBRAV, escrevi sobre as Carnes de Caça. Por serem carnes que possuem um gosto forte, sugeri uma marinada agridoce para o preparo.

Mais detalhes sobre as carnes de caça,  a receita da marinada e o modo de preparo, podem ser encontradas ao acessar o ícone da revista abaixo, pagina 42.


Um abraço a todos e não se esqueçam, qualquer dúvida, me escrevam.

Chef Gustavo Corrêa
email: gustavocyr@hotmail.com

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Raclete

Meus Caros,


A Revista Showroom da ASSOBRAV (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagem) acabou de ser publicada e, neste mês, na coluna "Mesa Posta" escrevi sobre raclete.

A raclete é uma prato tipico suiço, mas não tão difundido como o fondue. Sua degustação é semelhante ao fondue na pedra.


Nos Alpes o raclete (queijo) é cortado em peças de dois quilos, às vezes deixado inteiro e colocado em um espeto contíguo a um pequeno braseiro de lenha sobre uma bandeja de madeira.  Os comensais usam uma espátula para recolher o queijo derretido, como um creme dourado, e o coloca junto com as batatas (assadas ou cozidas) e outras guarnições como cebolas, pepinos em conserva, salames, prosciutto (um tipo de presunto), pancetta (toucinho italiano) e azeitonas.

No século XX este prato se sofisticou com o aparecimento das racleteiras elétricas e no Brasil podemos usar outros queijos além do raclete. Confiram o artigo no link da Revista abaixo, página 42.

A raclete é um prato gorduroso, por isso, assim como o fondue, é um prato perfeito para o inverno, também para ser saboreado como um ritual, na companhia de amigos, bons vinhos e sem pressa. 




E qualquer dúvida, me escrevam!

Abraços,


Chef Gustavo Corrêa
gustavocyr@hotmail.com

terça-feira, 19 de julho de 2011

Gastronomia Sustentável - Desperdício de Alimentos

Meus caros,


Gostaria de compartilhar com vocês um video que aborda o desperdicio de alimentos.



Abraços,

Chef Gustavo Corrêa

terça-feira, 21 de junho de 2011

Tapas Espanholas

Meus Caros,


Já está disponível o meu novo artigo na Coluna Mesa Posta, neste mês escrevi sobre Tapas Espanholas.

As Tapas são aperitivos que podem até substituir uma refeição. Conta-se que o termo "tapas" vem da Idade Média, quando na Espanha, ao servir o vinho, uma fatia de queijo ou presunto (morcela) ficava sobre o copo para evitar que insetos caissem sobre a bebida.




Confiram a artigo completo clicando sobre o ícone da Revista abaixo, página 42. E não esqueça de usar e abusar das fatias de pão que servem base para as tapas e com criatividade faça as mais variadas coberturas. 


E qualquer dúvida, me escrevam!

Abraços,

Chef Gustavo Corrêa
gustavocyr@hotmail.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sopas, Caldos e Cremes

Meus Caros,

O inverno está chegando, mas os dias de frio já estão fazendo parte de nossas vidas. Em maio, na coluna "Mesa Posta" da Revista Showroom, escrevi sobre caldos e sopas. Lá você encontra a receita do caldo básico e do bechamel (molho branco) que é o elemento principal de todas as sopas/cremes no qual está concentrado os sabores e nutrientes.


Hoje vou falar um pouco sobre as duas categorias principais das sopas que são: sopas claras e sopas espessas.

1-     Claras
Consomê – é o caldo básico reduzido e clarificado (clara de ovos batido em ponto de neve);
Bouillon – é o caldo básico que é preparado à base de carne (não de ossos).        Não é clarificada;
 Vegetais – é o caldo básico mais os vegetais.

2-     Espessas
Velouté - é o caldo básico engrossado com um dos agentes espessantes, os mais usados são: amido de milho diluído em água, creme de leite ou ainda roux que é a mistura de manteiga com farinha de trigo;
Bisque – é o Velouté feito a partir das cascas de crustáceos variados no preparo do caldo. Podendo ser camarão, siri ou lagosta. Ao caldo reduzido serão acrescentados vinho branco, cebolas e o creme de leite fresco, imprescindível para espessar e dar a cremosidade ao prato, além de cubos do crustáceo;
Creme – feito com o Velouté ou Bechamel e o ingrediente principal, por exemplo, o aspargo, e que após cozido e processado por meio de liquidificador ou mixers e coado na peneira é levado ao fogo outra vez para espessar naturalmente.
Purê – é o caldo básico espessado com o “purê” do ingrediente principal;
Potages – é o caldo básico acrescido de legumes, feijão e massa;
Minestra - é o caldo básico com outros ingredientes levando ao fogo para que tudo cozinhe e engrosse sem agente espessante. Um exemplo é a canja de frango. Nesta sopa sempre contém massa (arroz, macarrão...) e grãos (feijão, lentilha...);
Garbure - alguns ou todos os ingredientes são passados no liquidificador, ou elementos com amido são incluídos para que o produto seja mais encorpado do que uma sopa clara de vegetais.

Até mais,

Chef Gustavo Corrêa

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sopas e Caldos

Olá pessoal,

Acabou de ser publicado o meu novo artigo na coluna Mesa Posta da Revista Showroom (página 42), mês de maio.

Neste mês escrevi sobre as sopas, caldos e cremes. Você sabia que em todas as sopas o caldo básico é o elemento principal? Acesse a matéria com a  receita do caldo básico e do bechamel (molho branco) que é a base das sopas cremes.



Abraços,

Chef Gustavo Corrêa

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de maio - Dia do Chef de Cozinha


Embora esteja comemorando o Dia Nacional do Chef de Cozinha, a data foi oficializada no estado de São Paulo segundo Projeto de Lei nº 37 de 2001 de autoria do deputado Geraldo Vinholi (PDT) em 21 de maio de 2001.

Mas, antes disso, no inicio de 1999, a Câmara Municipal de São Paulo, aprovou projeto do Vereador Enéas Carneiro (Prona), sim, aquele que dizia: "Meu nome é Eneas", atendendo a solicitação das entidades do setor, estabeleceu o dia 13 de maio como data oficial comemorativa do DIA DO CHEF DE COZINHA na cidade de São Paulo.

Não basta a nós Chefs, ter uma dólman bem passada, ser Chef é dignificar a Gastronomia transformando a comida em arte. Fazendo com que a vida das pessoas tenha mais sabor, aroma e cor.

Feliz Dia do Chef de Cozinha!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dietas ao longo do tempo - Dr.Atkins, South Beach e Dieta do Mediterrâneo

Meus caros,

Quando cito o conceito “dieta”, não me refiro a regime, porque a dieta denota uma alteração no hábito alimentar e regime é algo transitório.


Hoje vou elucidar um pouco três dietas famosas: Dieta Dr. Atkins, Dieta de South Beach e Dieta do Mediterrâneo.

De tempos em tempos surge uma dieta prometendo mudanças mirabolantes na vida das pessoas, quem nunca ouviu falar da Dieta do Dr. Robert Atkins publicada no inicio da década de 70? Conhecida como a dieta da proteína. Sua principal meta é restringir severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições e priorizar o consumo de proteínas, ou seja, alimentos de origem animal como carnes, queijos amarelos, ovos, peixes, bacon, embutidos.
A Dieta de South Beach e a Dieta Mediterrânea têm similaridades, mas a dieta de South Beach foi criada apenas há alguns anos, enquanto a Dieta Mediterrânea  em torno de centenas de anos, podendo ser estudada com mais eficácia. Também nesta dieta há a recomendação de vinho com moderação sempre às refeições.

Dieta de South Beach, foi iniciada nas praias do sul da Flórida, especificamente em Miami, e enfatiza o consumo de bons carboidratos e boas gorduras, nesta dieta a pessoa pode comer até se sentir satisfeita. 
Atualmente temos ouvido falar muito na Dieta do Mediterrâneo, que tem o objetivo de proteger o coração contra infartos, atenuar o risco de câncer, proteger a pele contra agressões, adiar os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e longevidade e também é considerada Patrimônio Cultural Não Material da Humanidade.

Várias dietas conhecidas como Dr.Atkins e South Beach, tenham mostrado sua efetividade em relação à perda de peso, sem causar efeitos nocivos para a saúde de seus seguidores, estas apresentam poucos benefícios comprovados de prevenção cardiovascular. Em contraste, a Dieta Mediterrânea oferece evidências consistentes em relação aos seus benefícios na prevenção de morte cardíaca e de outros eventos cardiovasculares como o infarto do miocárdio.

Abraços,

Chef Gustavo Corrêa


fontes: livro: "A dieta de South Beach" autor: Dr. Arthur Agatston, livro: "A nova dieta revolucionária Dr. Atkins" autor: Dr. Robert C. Atkins, textos diversos do Dr. Ancel Keys sobre a Dieta do Mediterrâneo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pirâmide da Dieta do Mediterrâneo

Olá pessoal,


Desde a publicação da matéria de abril da minha coluna na Revista Assobrav, tenho recebido mensagens pedindo mais orientações sobre a Dieta do Mediterrâneo. Prometo responder a todos, aqui vai a Pirâmide desta Dieta que considero bem elucidativa. Não esqueçam de clicar sobre a pirâmide para ter uma melhor visualização!


fonte: Piramide baseada no conceito que tem origem na iniciativa do Doutor Ancel Keys, cientista e professor da Universidade de Saúde Pública do Minnesota, nos Estados Unidos, entre 1936 e 1975.

Bom feriado a todos!

Chef Gustavo Corrêa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dieta do Mediterraneo

Meus Caros,


Quando cito o conceito “dieta”, não me refiro a regime, porque a dieta denota uma alteração no hábito alimentar e regime é algo transitório. Diante de estudos feitos, já que essa é uma dieta centenária, evidências consistentes em relação à qualidade de vida e aos seus benefícios na prevenção de morte cardíaca e de outros eventos cardiovasculares como o infarto do miocárdio. Também na diminuição do risco de câncer, proteção da pele contra agressões, adiamento dos danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e longevidade. Além disso, é a dieta mais adequada na prevenção de doenças resultantes de uma alimentação excessiva e desequilibrada.

A dieta deve ser associada à atividade física porque tão importante como uma alimentação adequada é a manutenção física com a realização diária de exercício corporal apropriado às necessidades de cada pessoa, para cultivar uma boa saúde.

Neste mês, o artigo que assino na coluna "Mesa Posta" da Revista da Assobrav dará a vocês, mais detalhes sobre essa dieta. Caso surjam duvidas, mandem para o meu endereço eletronico.

Agora basta um click no link abaixo para acessarem matéria:


Confiram e podemos trocar idéias sobre o assunto.

Abraços,

Chef Gustavo Corrêa
email: gustavocyr@hotmail.com

sexta-feira, 25 de março de 2011

Risoto

Meus caros,


Já está disponível meu novo artigo da Coluna Mesa Posta, mês de março. 

Este mês falei um pouco sobre o arroz, um dos elementos fundamentais em nossa nutrição, cultivado há dez mil anos no Oriente Médio e disseminado por todas as partes no mundo. Você sabia que existem em torno de oito mil tipos de arroz?

As formas de apresentação são diversas e eu nesta edição dei ênfase à um prato da culinária italiana que tem cerca de 500 anos, o Risoto, com destaque também na Gastronomia Internacional.


Escolhi a receita do Risoto Milanês  por ser a base para outros risotos.




Vocês podem acessar a matéria completa no link abaixo, da Revista Showroom (ASSOBRAV), página 42.

Confiram! 

Abraços,

Chef Gustavo Corrêa

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ceviche


Meus caros,

A receita deste mês é "Ceviche" um prato de origem disputada entre o Peru e o Equador. Porém. é possível que seja herança da cultura Inca. 


Leve e refrescante, feito à base de peixe e suco de limão e combina perfeitamente com os dias de verão que estamos vivendo. Pode  ser servido como aperitivo, mas também pode ser o prato de entrada ou mesmo sozinho, como prato principal.

A coluna "Mesa Posta" de fevereiro já está disponivel. Clique no ícone da Revista abaixo e se delicie com uma nova receita  na página 42.
                                      
Mas fica a dica, se você quiser diminuir o ardume da pimenta, não esqueça de tirar as sementes antes de corta-la. A dica serve para qualquer prato, ok?

Bom final de semana!

Chef Gustavo Corrêa
gustavocyr@hotmail.com

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Marinada

Meus caros,


Resumidamente, marinar é um procedimento para amaciar e acentuar o sabor da carne, a técnica consiste em colocar a carne imersa em um liquido ácido que pode ser vinho branco ou tinto ou suco de frutas cítricas junto com mirepoix , ervas e temperos. Depois de um tempo de repouso, a carne é assada.


Porém, é preciso tomar alguns cuidados para um bom resultado. Você pode ler o processo mais detalhadamente  na coluna "Mesa Posta" da Revista Showroom de janeiro, acesse o ícone da revista abaixo e encontre a matéria na página 42.


Qualquer dúvida, vocês já sabem, basta me escrever, certo?

Até breve,

Chef Gustavo Corrêa
gustavocyr@hotmail.com

domingo, 9 de janeiro de 2011

Após as festas de Final de Ano, vamos desintoxicar o organismo!

Quem conseguiu passar pelas festas de final de ano sem cometer, ao menos, alguns exageros?


É importante, mesmo que você esteja contente com seu peso, passar por uma dieta de desintoxicação.

  • evite bebidas alcoólicas;
  • passe longe dos produtos industrializados e dos fast foods;
  • evite gorduras e açúcar em excesso;
  • coma verduras, legumes e alimentos naturais;
  • beba água e suco de fruta natural;
  • coma frutas;
  • consuma fibras, como barrinhas de cereais, flocos de milho com leite, granola, aveia...
  • substitua, ao menos, em uma das refeições principais, o arroz branco pelo integral;
  • alimente-se bem no café da manhã;
  • faça pelo menos cinco refeições ao dia.
E tenha um Feliz 2011!!!!

Abraços,

Chef Gustavo Corrêa