quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dessalgar o bacalhau!




Coloque o bacalhau dentro de uma vasilha e a deixe embaixo de um fio de água corrente por 15 minutos. Dentro da geladeira continuaremos o processo para dessalga-lo. O processo é o mesmo para bacalhau em postas ou desfiado.

O peixe não vai exalar cheiro algum enquanto estiver imerso em água gelada, ficando ainda mais macio e consistente. Se você for dessalgar fora da geladeira, o mesmo irá exalar um cheiro forte. E pior, poderá pré-cozinhar e até estragar nos dias quentes.

Dica importante: coloque duas vasilhas com água na geladeira, uma você utilizará com o bacalhau, a outra você usará depois. Ao trocar de vasilha depois de 5 horas o bacalhau será colocado em uma água na mesma temperatura. Assim, o sabor será mantido! Ao fazer a troca, lave a vasilha que antes estava com o bacalhau, retirando o sal e coloque a vasilha com água novamente para gelar para que, em 5 horas, essa seja a água utilizada para dessalgar e assim, sucessivamente. Não se esqueça de deixar sempre a pele virada para cima.

Dependendo do tamanho, você adequará o tempo para dessalgar que irá variar de 24 a 48 horas. Sempre fazendo a troca da água de 5 em 5 horas.
O bacalhau em lascas dessalga mais rápido!

Se o peixe ficar mais salgado do que você esperava, deixe-o de molho em leite fervente por 20 a 30 minutos.

Feliz Páscoa!

Chef Gustavo Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário