quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fondue na Pedra e chutney de cebolas roxas



Meus caros,

Vinda do Rio Grande do Sul, o Fondue na Pedra é feito com carnes bovina, de frango e porco e após assadas, são passadas em molhos como o chutney de cebolas roxas entre outros.



Na série que estou escrevendo para a Revista Showroom sobre Rodizio de Fondues e que, no mês passado publicamos o fondue de queijo, seria o fondue na pedra, o prato principal. Nos próximos meses darei mais dicas de molhos e depois irei focar a sobremesa.


A degustação deste prato é semelhante a outro tipico suiço, a raclete.

Vocês podem saber mais sobre foundue na pedra, bem como encontrar uma receita do Chutney de cebolas roxas na página 42 da Revista Showroom, coluna Mesa Posta assinada por mim. Acesse o ícone da revista abaixo:

Abraços,

Chef Gustavo Corrêa

sábado, 21 de agosto de 2010

Alho


Descasque o alho com facilidade, deixando-o em um pouco de água por alguns minutos antes de descascar.

Simples, não é?

Bom fim de semana!

Chef Gustavo Corrêa

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cozinha Saudável - frituras

Oi pessoal, 


Hoje pensei em comentar um pouquinho mais sobre cozinha saudável, enfatizando as frituras.

O melhor seria evitá-las no seu dia a dia, deixando-as para ocasiões especiais.

O que você queria fazer frito, faça assado, por exemplo, batatas assadas ao invés de batatas fritas.

Se deseja uma comida empanada, passe na mistura de um ovo e claras e ponha para assar.

Simples assim!

Abraços,

Gustavo

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Alimentos que não se pode congelar

Oi pessoal,

Congelar alimentos é algo comum em nosso dia a dia. Assim, se você quiser preparar alimentos para congelar, aqui estão alguns que não se pode congelar:

-batatas cozidas,
-carne seca,
-conservas,
-creme e pudins que levem amido de milho em seu preparo (eles soltam água quando descongelados),
-gelatina (talha ao ser descongelada) e
-maionese.
Abraços,
Chef Gustavo Corrêa

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Como saber a temperatura do oléo?


Oi pessoal,

Para testar a temperatura do óleo, jogue um palito de fósforo no óleo quente. Quando o palito acender, a temperatura está boa para a fritura.




Simples assim!
Abraços,
Chef GustavoCorrêa

sábado, 7 de agosto de 2010

Carne de sol, carne seca, charque e jerked beef - qual a diferença?


A dica de hoje já deixou muita gente em dúvida, mas a diferença reside basicamente no processo de desidratação. Todas são feitas com carne bovina, mas...


Carne de sol: Apesar do nome "carne de sol", ela é raramente exposta ao sol no processo de desidratação, ao contrário a carne é deixada em locais cobertos e bem ventilados. A secagem é rápida formando uma espécie de casca protetora para conservar o interior da carne úmido e macio. Dos três tipos de carne desidratada, é a que cozinha com maior rapidez.

Carne seca: Já a carne seca leva mais sal e é empilhada em locais secos para a sua desidratação. As "mantas" de carne são constantemente mudadas de posição para facilitar a evaporação. Em seguida elas são estendidas em varais, ao sol, até completar o processo de desidratação. A carne seca também é conhecida como carne-de-vento, carne-do-sertão, carne-do-Ceará, carne-do-Sul, ou jabá.

Charque: Charque é uma carne típica do Sul do país e seu nome vem de uma língua indígena falada nos Andes. A salga é maior do que a da carne de sol e a da carne seca, e secagem também é ao sol, O diferencial está na maior quantidade de sal e de exposição ao sol ao qual o charque é submetido, o que lhe garante uma maior durabilidade. Desta forma, para reidratar, o charque é o que precisa de mais tempo entre as outras carnes.

Interessante ressaltar que, o Jerked Beef é o nome técnico da carne seca industrializada. Tem o processamento semelhante ao do charque e sempre comercializado a vácuo. Pelo ministério da saúde é classificado como: carne bovina salgada, curada e dessecada.



Abraços,


Chef Gustavo Corrêa